Estilo Criativa - Fim das férias? Aprenda 11 dicas para conservar os biquínis - Estilo Criativa

Fim das férias? Aprenda 11 dicas para conservar os biquínis

By  |  Comments

Voltou das férias e quer manter seus biquínis, maiôs e saídas de banho limpos e guardados em perfeitas condições para o próximo verão ou para a próxima viagem. Então saiba que a conservação, tanto durante o período de viagem quanto na volta, deve ser pensada com cuidado.

verao-mundo-estilocriativa

 Manchas de protetores, cremes, areias, lavagem das peças com bordados e metais. Detalhes que parecem insignificantes, mas podem comprometer a peça para sempre. Ricardo Monteiro, gerente operacional da Quality Lavanderia, dá dicas de como conservar essas roupas. Confira.

Quais os principais erros cometidos na limpeza de biquínis, maiôs e saídas de praia?
Os tecidos de poliamida normalmente são bastante resistentes, porém não devem ser torcidos demais, como um pano de chão, pois as fibras podem lacear e perder o poder de reflexão, deixando as peças deformadas e ou estragadas.

Como lavar biquínis e maiôs: pode ser com qualquer produto?
Normalmente a fibra de poliamida (elastano) oferece ótima resistência ao sabão alcalino. Desta forma, podemos utilizar o sabão comum para lavar sem correr qualquer risco.

Mesmo ainda na praia ou em lugar com piscina, como fazer para lavar?
Quando está se utilizando freqüentemente uma peça de praia, como numa viagem, torna-se necessário sempre passar pelo menos água em abundancia ao tirar a peça do corpo, para remover os resíduos de areia, terra, ou mesmo o cloro das piscinas. Depois, retirar o excesso de água e pendurar para secar.

Os biquínis e maiôs com enfeites, como detalhes de metal, couro ou bordados, de que forma devem ser lavados?
O ideal é lavar manualmente com água fria e detergente neutro, para que não haja dano nos enfeites e nem na peça.

Como tirar a areia que pode entrar no forro das peças?
O forro normalmente tem as fibras mais abertas que o tecido principal. Sendo assim proceda da seguinte forma: vire a peça do avesso, estique com suavidade o tecido e deixe passar água em abundancia do tecido principal para o forro, desta fora você consegue remover melhor os resíduos de areia ou terra.

 Pode-se colocar água sanitária nas peças brancas?
A água sanitária não causa danos ao tecido, mas provoca pequeno desbote naqueles que são coloridos. Nas roupas brancas não tem problema, porém se está usando água sanitária com a intenção de branqueá-lo, isto não vai ocorrer, pois a poliamida possui baixa solidez à luz direta e indireta do sol, a qual acaba amarelando os tecidos brancos dos maiôs, biquínis e sungas.

Como tirar as manchas de protetor solar ou transpiração das peças?
A lavagem com sabão alcalino geralmente remove as manchas dos protetores e da transpiração.

Como guardar as peças, tanto na viagem quanto em casa?
Como é um tecido resistente, pode ser colocado dobrado tanto na mala como em uma gaveta em casa. A única precaução, se a peça for branca e você quiser preservar por mais tempo a brancura, é guardá-las em um saco de TNT.

Cangas e saídas de praia também merecem atenção: como lavá-las e guardá-las?
As cangas e saídas de praia são confeccionadas em vários tipos de tecidos, neste caso o ideal é de lavar de acordo com a recomendação (etiqueta de lavagem) do fabricante.

Se mancharem com produtos como protetor e cremes, como fazer para tirar?
Os protetores normalmente possuem gorduras e óleos hidratantes que podem penetrar nas fibras dos tecidos. Geralmente uma boa lavagem com sabão alcalino remove estas manchas, mas se tiver um pouco mais difícil de remover, faça uma pequena pasta com detergente de cozinha e um pouco de removedor liquido (solvente utilizado na limpeza geral), pegue uma escova de dente e molhe nesta pasta e passe com suavidade em todas as manchas. Deixe agir por uns cinco minutos e depois lave normalmente com sabão sem retirar o produto.

Regatas e shorts também são usados como saídas. Com lavá-los e conservá-los?
Todos estes tipos de roupas devem ser lavados de acordo com as recomendações do fabricante. A transpiração sai normalmente com uma lavagem com sabão alcalino. Para manchas de protetores e cremes, proceda da mesma forma que o explicado acima.

Fonte: Terra